O contrato de seguros ainda é muito cercado de mitos, informações desencontradas ou até mesmo falsas crenças, o que pode dificultar a contratação por quem deseja proteger seus bens e sua família, assim como gerar dúvidas sobre o seu funcionamento. Muito tem sido feito pelas seguradoras e insurtechs para sanar esse problema e conscientizar a população.

Nesse sentido, em notícia recente, foi divulgado que, no sambódromo de Florianópolis, a temática dos seguros será objeto de samba enredo, por idealização do presidente da seguradora Oxxy (Édson Calheiros), “a primeira seguradora na categoria S4 do Brasil e única catarinense autorizada pela SUSEP a operar seguros e microsseguros inclusivos[1], para popularizar o tema e passar a mensagem de que “seguro é o caminho para uma inclusão social[2].

Pensando em sambódromo, surge a dúvida se quem vai aos seus desfiles tem proteção securitária e a resposta é: depende. A exigência de contratação de seguro varia conforme a localidade, sendo que, no caso da cidade de São Paulo, por exemplo, é exigida essa contratação para os desfiles no sambódromo, mas não para os blocos de rua.

Aliás, para qualquer evento que envolva público de pessoas suscetíveis a acidentes e propriedades sujeitas a danos, necessário se pensar em seguro, não só de acidentes pessoais do público em geral e da equipe de trabalho, como também de responsabilidade civil, o qual cubra também a hipótese de cancelamento do próprio evento.

Porém, como alertado no episódio “Do show cancelado ao celular furtado: veja o que está coberto pelo seguro no Carnaval” do Tá Seguro?, podcast do InfoMoney[3], um risco que geralmente não está coberto nesses seguros é o de perda ou furto simples dos foliões (como é o caso de celulares), exceto se a própria vítima tiver um seguro do bem/equipamento.

Qualquer organização de eventos, seja ele promocional, cultural, corporativo, social, esportivo ou religioso, exige atenção a todos os detalhes, mas, ainda assim, existem diversos imprevistos que fogem do controle de seus organizadores e, é justamente nesse cenário, que entra em ação o seguro para eventos, podendo ser ele o Seguro de Riscos Diversos (RD) e/ou o Seguro de Responsabilidade Civil (RC)[4].

O seguro de riscos diversos tem como objetivo principal cobrir perdas e danos de bens relacionados a organização do evento, no caso os equipamentos eletrônicos, espaço físico e utensílios utilizados no evento, mas não abrange danos materiais e físicos de todos os participantes. Para essa última hipótese surge o seguro de responsabilidade civil que visa proteger o segurado de danos materiais e corporais a terceiros (sejam eles funcionários ou participantes)[5].

Porém, além dessas coberturas, a depender da seguradora e do produto escolhido, há diversas outras coberturas opcionais ou adicionais, as quais precisam ser levadas em conta no momento da contratação, para total resguardo dos organizadores, como é o caso de acidentes pessoais, instalação, montagem e desmontagem, responsabilidade civil para danos morais, responsabilidade civil pela guarda de veículos ou bens, fogos de artifício, responsabilidade civil por fornecimento de bebidas e comidas, subtração de valores em bilheteria, não comparecimento de artista, não utilização do local[6], entre outros[7].

Nós, da Carvalho Nishida, sabemos da importância de resguardar o patrimônio dos organizadores e garantir também o respaldo integral de todos os eventuais prejudicados, motivo pelo qual os riscos a que estão sujeitos determinados eventos devem ser levados em consideração na escolha apropriada do produto e das coberturas securitárias, a fim de que todos os envolvidos no evento estejam protegidos e que a experiência no evento seja a melhor possível.

_____________________________

[1] https://www.oxxyseguradora.com.br/

[2] https://www.sonhoseguro.com.br/2024/02/seguro-da-samba-veja-quais-protecoes-existem-na-folia-dos-blocos-de-rua-e-sambodromo/

[3] https://youtu.be/OxrGiK8VQ_Y?si=C28F8UlnP3ivY4J0

[4] https://www.tokiomarine.com.br/seguros/seguro-responsabilidade-civil-eventos-e-exposicoes/

[5] https://www.mutuus.net/blog/rc-eventos/

[6] https://www.portoseguro.com.br/eventos

[7] https://www.mapfre.com.br/para-seus-negocios/seguro-riscos/multirrisco-eventos/