Nos últimos anos temos visto uma hipervalorização do mercado de veículos e um envelhecimento da frota brasileira. Ainda que alguns modelos raros e antigos possam justificar um valor de venda acima do mercado, isso foi observado também nos carros comuns e populares.

Como fatores que justificaram essa hipervalorização podemos citar inflação, alta do dólar, aumento dos custos de produção, escassez de insumos e a própria pandemia.

No primeiro semestre de 2024, roubos e furtos de automóveis e picapes teriam crescido, respectivamente, 26,6% e 23,3%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, especialmente de veículos com mais de cinco anos[1].

Com relação ao envelhecimento da frota brasileira, a idade média passou a ser de 10 anos e 8 meses para veículos e 8 anos e 3 meses para motocicletas, sendo que seria de 11 anos e 1 mês para automóveis, 8 anos e 9 meses para comerciais leves, 12 anos e 2 meses para caminhões e 11 anos e três meses para os ônibus[2].

A venda de carros usados passou a ser cinco vezes maior que a de veículos novos, já que o preço do carro popular passou de uma média de R$ 30mil, o equivalente a 30 salários-mínimos em 2019, para aproximadamente 41 salários-mínimos depois de 3 anos e para R$ 67mil em 2023[3].

Porém, o que isso implica no mercado de seguros de automóveis?

Diante desse cenário, com o aumento do preço dos veículos e o envelhecimento da frota, o valor em risco sobe, há um aumento da taxa de roubo/furto e o mercado ilegal de peças também cresce, impactando diretamente no cálculo do prêmio.

Além disso, surge também a necessidade de produtos voltados a esses carros mais velhos, já que algumas seguradoras fixam um limite de tempo de fabricação, por exemplo, de 10 (dez) anos para aceitar o risco ou limitar a cobertura, como é o caso da dispensabilidade de reposição de peças originais ou cobertura para roubo/furto apenas em caso de perda total[4].

Uma alternativa para esses carros com mais de 10 (dez) anos de uso é a modalidade “flex”, a qual permite um barateamento do valor do prêmio ao oferecer cobertura simplificada ou segmentada[5].

Necessário esclarecer aqui que seguro para carros antigos não se confunde com o seguro para carros de colecionador, visto que este último se destina apenas aqueles carros com mais de 30 anos que preencheram os requisitos para obter a placa especial preta, sendo que, na maioria das vezes, não apresenta cobertura compreensiva, já que os colecionadores não costumam circular com os veículos por tratá-los mais como um objeto de colecionador, do que um automóvel em si[6].

Quanto aos colecionáveis, foi lançado, recentemente, um seguro especializado para esse tipo de veículo, tanto para automóveis como motocicletas que se enquadrem nessa questão de raridade e o seu valor de mercado não possa utilizar a tabela FIPE, oferecendo uma cobertura personalizada contra danos materiais ou acontecimentos naturais para esses veículos que são usados de maneira limitada[7].

Nós, da Carvalho Nishida, sabemos da importância das partes envolvidas terem ciência clara e inequívoca do que está sendo contratado, assim como da necessidade de adaptação do mercado de seguros a essa nova realidade de envelhecimento da frota brasileira e de um público que busca proteção para seu patrimônio, aliado as dificuldades com a escassez das peças originais para reposição dos veículos mais velhos e o mercado ilegal de peças usadas, fatores estes que precisam ser levados em consideração no cálculo do prêmio para não haver surpresas no momento da ocorrência do sinistro.

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[1] https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/roubos-e-furtos-crescem-e-veiculos-com-mais-de-5-anos-sao-foco/

[2] https://www.autoindustria.com.br/2024/04/24/frota-brasileira-envelhece-e-idade-media-dos-carros-supera-11-anos/#:~:text=Nos%20%C3%BAltimos%2010%20anos%20o%20envelhecimento%20da%20frota,%285%2C6%25%29%20e%20de%206%20a%2020%20anos%20%2814%2C9%25%29.

[3] https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/04/29/venda-de-carros-usados-no-pais-passa-a-ser-cinco-vezes-maior-que-a-de-carros-novos-diz-levantamento-da-fgv.ghtml

[4] https://www.omelhortrato.com/seguros/seguro-de-carros-ate-que-ano/

[5] https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2018/10/24/como-fazer-seguro-de-carro-mais-velho-veja-as-dicas.htm

[6] https://www.pulsoseguros.com.br/blog/quais-as-caracteristicas-de-seguros-para-carros-de-placa-preta/

[7] https://seguronovadigital.com.br/veiculos-classicos-antigos-seguro/?utm_campaign=newsletter_-_03092024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station